Caso Hamam: Desafio do Fluxo de Informações Bilíngües

11/06/2015

Em rápida expansão internacional no ano de 2007, a Hamam necessitava com urgência integrar e otimizar seu fluxo de informações corporativas em todos as suas bases de atuação, especialmente Brasil, Argentina e Dubai (Emirados Árabes Unidos). Como no setor de implantação hoteleira e arquitetura de grandes edificações com acesso público a área chave na gestão é o controle de orçamentos, era preciso encontrar no mercado um ERP de fácil implantação e que fosse de uso amigável a uma equipe heterogênea de trinta pessoas. Outro aspecto imprescindível era a exigência de plena funcionalidade em dois idiomas, português e inglês.

"Fizemos uma pesquisa detalhada em busca da melhor solução e acabamos optando pelo UNO ERP. Depois de fechado o negócio, em setembro de 2007, em apenas quatro meses o software foi implantado e passou a automatizar nossa administração. Começamos 2008 a toda velocidade, controlando todas as áreas da empresa por meio do UNO ERP via web", explica Gustavo Hamam, diretor da Hamam International.

Nascida há apenas oito anos, a Hamam é hoje uma empresa de médio porte que traz em seu currículo obras de envergadura onde beleza e funcionalidade vivem em harmonia. Instalações da vila olímpica dos Jogos Pan-Americanos Rio 2007, os hotéis Jequitimar-Sofitel, no Guarujá, e Fasano, no Rio de Janeiro, já seriam suficientes para demonstrar a capacitação da empresa. Mas ela ainda atua na Argentina e no majestoso cenário das Mil e Uma Noites modernas, em Dubai.

Toda a exuberância que mescla Oriente e Ocidente merece funcionalidade e ambientes à altura nos Emirados Árabes. "Enfrentamos todos os tipos de desafios operacionais nos diferentes campos, como o logístico, por exemplo. Ajustar a movimentação de peças de mobiliário e decoração dentro de cronogramas apertados, como os exigidos pelas empreiteiras de lá, não é tarefa fácil. Seria impossível atender a essas demandas sem um software de gestão que nos garantisse agilidade e confiabilidade", relata Gustavo Hamam.

Dentre os recursos mais utilizados pela Hamam em seu ERP estão a geração de orçamentos, cotação de compras via web (e-Procurement), controle de comissões, intranet e extranet.  A Hamam comprou uma licença de uso do UNO ERP com número ilimitado de usuários e direito a todos os módulos do sistema. Além da licença, a Hamam também investiu em infraestrutura, adquirindo um servidor dedicado para o UNO ERP, o que lhe proporcionou o acesso ao sistema via rede interna e internet para os funcionários que atuam fora da empresa.

"Visando atender as necessidades específicas da Hamam, todo o sistema recebeu uma versão em inglês na forma de dicionário. Desse modo, a empresa não precisa operar com dois sistemas (inglês e português), ela apenas escolhe o idioma na hora de cadastrar os colaboradores", observa Márcio Sanson, diretor da UNO Soluções. Segundo o executivo, esta é apenas uma das customizações possíveis no software de gestão UNO ERP.

Compartilhe: