TI para a sobrevivência da PME diante a crise econômica

12/03/2015

linkedin Por Cintia Tombolato

Em meio a escândalos na política e a maior crise da história da economia do Brasil, o empresário  brasileiro vive momentos de incertezas e receios.  Pensando nisso, de que forma o avanço da tecnologia da informação tem contribuído para o alcance de resultados dentro das organizações e de que forma pode ajudar a enfrentar essa turbulenta fase?  

"O empresário está sempre com o jornal ao lado agora, atento as notícias e muito mais receoso nas tomadas de decisões. Contudo, nem sempre ele sabe como se preparar para enfrentar essa crise ou para o que possa vir ainda de pior", conta Rubens Borges, diretor comercial da UNO Soluções.

A afirmação vem em um momento que o empresário deve se preparar e usufruir a seu favor a nova direção que a TI tomou, a de ser “utility”. Igualmente acessível aos grandes players de mercado, as tecnologias agora são realidade e obrigatórias para a sobrevivência da PME. "Com os softwares de gestão no modelo SaaS, nas nuvens, veio uma excelente oportunidade para as empresas agarrarem essas tendências e se tornarem fortes competidoras", lembra Rubens.

O período atual da economia brasileira será o que mais vai ter rupturas do que qualquer outro período anterior, onde somente os mais fortes e preparados vão sobreviver. Logo, se está mais fácil o acesso para tecnologias que vão agilizar os processos e levar para a empresa mais competitividade, essa é a hora de investir e sair na frente dos concorrentes, que vão enfrentar e estão enfrentando em desvantagem o momento.

Enfim, para responder a pergunta que fizemos a pouco, entre diversas formas em que a tecnologia tem beneficiado as empresas, podemos destacar a forma com que a informação tem sido tratada dentro das organizações, a facilidade que esse tipo de gestão nos proporciona no cotidiano e como consequência disso, a obtenção dos resultados esperados. 

Compartilhe: